ARTE E EDUCAÇÃO


Hoje quase não vemos as crianças brincando de roda nos momentos de intervalo das aulas, pois elas não conhecem mais as cantigas de roda, não conhecem mais o repertório rico do nosso folclore.  A partir dessa afirmação podemos dizer que:

A - Ensinar cantigas e brincadeiras de roda para as crianças de hoje, que vivem a “era digital”, é perda de tempo.

B - As brincadeiras de roda são consideradas processo socializante, pois une as crianças por meio da música.

C - Cantigas como: Onde está a Margarida; A Linda Rosa Juvenil; Ciranda Cirandinha; Sambalelê Fui no Tororó; Terezinha de Jesus não despertam mais o interesse das crianças e devem ser substituídas por outras mais modernas.

D - A escola precisa incentivar as cantigas e brincadeiras de roda para que as nossas tradições não sejam esquecidas e possamos preservar a nossa cultura.

E - O nosso folclore é muito rico e precisa ser lembrado na escola como parte da proposta educativa e não apenas durante o mês de agosto em que se comemora o Dia do Folclore.

  

A alternativa CORRETA está contida em: 



C – E – D


B – C – E


A – B - D


A – D - E

 


B – D – E

De acordo com Vianna (1995) a incapacidade de copiar fielmente um modelo preestabelecido gera nos alunos a insegurança e perda da capacidade de criação.

Com relação a essa questão é CORRETO afirmar que:

I- A criança se sente segura quando pode produzir seus próprios desenhos que são muito diferentes da forma de expressão do adulto.

II- Para que a criança não fique insegura o(a) professor (a) pode utilizar carimbos que imprimem o desenhos prontos, sem possibilidade de erro.

III- A malha em quadrinhos, quando utilizada, garante a proporção correta das formas que estão sendo copiadas.

IV- A perda da capacidade de criação ocorre quando a criança é impedida de exercitar a sua forma própria de expressão e apenas reproduz algo pronto.

V- Para evitar esta situação, o(a) professor (a) deve trazer modelos prontos para a criança apenas colorir.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:



III e IV apenas.


II e IV apenas.


I, III e IV apenas.


II, III e V apenas.


I e IV apenas.

O primeiro passo da vivência da expressão cênica na educação infantil é a pantomima, que é uma forma de imitação espontânea, desinibidora, própria para crianças pequenas que vão poder se expressar sem o uso de falas, utilizando apenas a expressão facial e gestual.  O segundo passo: é o “faz de conta” (jogo simbólico); utilizando roupas, calçados, enfeites, ela vivencia situações do dia a dia “como se fosse o ...”. O que vai acontecer é imprevisível. O terceiro passo é o jogo projetado, no qual os alunos utilizam bonecos em dramatizações espontâneas, indicadas para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. As crianças não precisam decorar papéis; criam cenas e as representam com palavras e manipulações próprias.

A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que:

a. Didaticamente, a sequência que deve ser seguida pelo professor no desenvolvimento das atividades cênicas na educação infantil é: jogo projetado, pantomima, jogo simbólico ou faz de conta.
b. A expressão cênica na escola só pode ser organizada por professores com formação em teatro.
c. As atividades cênicas devem ser iniciadas com a pantomima, depois o jogo simbólico ou faz de conta e, por fim jogo projetado quando elas já sentem facilidade em manipular os fantoches.
d. O espaço apropriado para o desenvolvimento das atividades cênicas na escola deve ser um palco, pois é difícil desenvolver essas atividades em sala de aula.
e. O início das atividades cênicas na educação infantil deve ocorrer com o uso de fantoches, pois isso desinibe a criança.

 

A afirmativa correta está contida em: 



c


a


b


e


d

Alguns princípios metodológicos, que o professor precisa seguir, são muito importantes para a realização das atividades de expressão cênica na educação infantil.

Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(   ) Não há o certo/errado na forma de expressão das crianças na educação infantil. Por isso o professor deve evitar comparações, elogios e repreensões.

(   ) O professor deve propor os gestos que ele julga mais adequados e significativos para a expressão cênica das crianças, pois elas ainda estão aprendendo como representar.

(   ) Se a criança é tímida e, de início, não quer participar, o professor deve forçar a participação, pois desta forma ele estará ajudando-a a vencer a timidez.

(   ) O comportamento criador do professor é fundamental para o desenvolvimento das atividades.

(   ) A preocupação do professor deve ser orientar as crianças para atingir um produto final bonito para ser apresentado para a escola, ou para os pais.

(    ) As crianças devem se expressar livremente, criando, cada uma, a sua própria forma de se expressar, pois ela, nessa fase, precisa ter liberdade de criação.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



V – F – F – V – F – V.


V – F – V – F – F – V.


V – V – F – V – V – F.


V – V – F – V – F – F.


V – F – V – V – F – F.

A releitura de uma obra de arte consiste na criação de uma nova obra realizada a partir de outra que foi feita anteriormente, mas que acrescenta algo pessoal de acordo com a maneira de ver e sentir de cada pessoa conforme sua cultura e vivências.

De acordo com essa afirmativa, é CORRETO dizer que a utilização da releitura de obras de arte em sala de aula pelos (as) professores (as):

I - É uma atividade significativa, pois implica em produzir, de uma forma nova, aquilo que cada um entendeu da obra, sem a preocupação de ser uma reprodução de um modelo.
II - Indica falta de criatividade do autor da releitura.
III - É uma atividade que prejudica o desenvolvimento da arte infantil porque ensina a criança a copiar obras que já existem.
IV - É uma atividade rica e prazerosa, pois não é simplesmente uma cópia, nem plágio.
V - Consiste em uma “imitação criadora”, pois não repete passivamente um modelo.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I, III e V apenas.


III e IV apenas.


III, IV e V apenas.


I, IV e V apenas.


II, III e V apenas.

Ao reconhecer a sala de aula, também, como um espaço de criação, é CORRETO afirmar que:

I – A sala de aula torna-se um poderoso espaço de criação a partir do momento que são elaboradas propostas pedagógicas bem estruturadas.

II – A sala de aula pode ser um espaço de criação quando existe uma relação entre professor e alunos, bem como os conteúdos sejam estabelecidos como maneira de aprofundar o conhecimento.

III – A sala de aula reconhecida como um espaço de criação não ignora o que um aluno já sabe, as sugestões dos colegas, as intervenções do professor, o que foi visto na televisão ou mesmo uma história ouvida do avô.

IV - A sala de aula como um espaço de criação pertence somente a educação infantil, pois nesta fase não é exigido do professor o compromisso com o conteúdo ministrado.

  

A respeito das afirmações constantes dos itens acima, marque a alternativa CORRETA.


Apenas a afirmação constante do item II está correta.


Apenas as afirmações constante do item III e IV estão corretas.


Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e IV estão corretas.


Apenas as afirmações constantes dos itens II e III estão corretas.


As afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.

Observe as obras dos artistas abaixo e marque a única alternativa que lhe parecer CORRETA, conforme os estudos realizados nesta disciplina:

Salvador Dali -

Figura 1 - Salvador Dali - "Three sphinxes of Bikini", 1947.


Pietà, escultura de Michelangelo Buorarroti, século XV

Figura 2 - Pietà, escultura de Michelangelo Buorarroti, século XV.


Figura  3 - Pablo Picasso

Figura  3 - Pablo Picasso.


Dama do arminho. Leonardo  da Vince - 1845

Figura  4-  Dama do arminho, Leonardo  da Vince - 1845.



A Arte precisa ser inovadora e desafiar os limites do seu tempo. Por isso, apenas as figuras 1 e 3 são, verdadeiramente, obras de arte.


A Arte precisa ser entendida. Não é possível entender a figura 3 e por isso esta obra não pode ser considerada como verdadeira obra de arte.


A Arte não é a cópia da realidade e sim o que o artista quer traduzir diante dessa realidade. Portanto os quatro quadros são considerados obras de arte.


A Arte expressa o interior do ser humano e precisa nos emocionar. Por isso, o apenas a figura 2 expressa verdadeiramente a arte.


Arte precisa traduzir a realidade como ela é. Portanto, só as figuras 2 e 4 são verdadeiramente obras de arte.

Assinale nas alternativas abaixo aquela que representa condições para o favorecimento das práticas artísticas em sala de aula de educação infantil:


Possibilitar às crianças, após ouvir uma história, a expressão artística por meio do desenho para saber quanto ela memorizou da história.


Organizar momentos de expressão de desenho livre nos quais o professor não tenha planejado antes, pois as aulas de arte são apenas para desenvolver atividades ligadas a datas comemorativas.


Dispor de um acervo com livros e outros materiais como histórias em quadrinhos, sucata, tintas, massinha entre outros, podendo ser classificados e organizados com a ajuda das crianças.


O professor que deve entregar os desenhos para colorir, escolhendo a cor e demonstrando um papel fundamental como modelo para as crianças.


Possibilitar às crianças a escolha de suas expressões plásticas, de forma que possam manuseá-las, por exemplo, somente nos momentos de atividades livres.

Recuperando, mesmo que brevemente, o histórico do ensino da Arte no Brasil, pode-se observar a integração de diferentes orientações quanto as suas finalidades, a formação e atuação dos professores, as políticas educacionais e os enfoques filosóficos, pedagógicos e estéticos. Analise as alternativas de acordo com o estudo do PCN – Arte, 1997:

I- As aulas de Educação Artística incluídas no currículo escolar, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1971, eram desenvolvidas por professores capacitados e seguros.

II- Com a Lei nº 9.394/96, o ensino da Arte é considerado obrigatório na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26, §2º).

III- Na escola tradicional valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão imediatista de arte.

IV- Somente no fim dos anos 60 e na década de 70 nota-se uma aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar.

 

Estão corretas as alternativas:


II, III e IV apenas.


I, II, III e IV.


I, III e IV apenas.


III e IV apenas.


I, II e III apenas.

“[...] a arte educa. Por meio dela o ser humano desenvolve não só o intelecto, mas também a sensibilidade, a ética, a estética porque conhecemos o olhar do outro, sua forma de se expressar diante de determinado fato e nos confrontamos com ele de forma real e imaginária. Ela nos proporciona a busca da verdade, a nos conhecer melhor”. (FERREIRA, 2016. p. 4).

Considerando a citação acima apresentada analise o seguinte enunciado.

 

Para o professor é importante desenvolver atividades artísticas para as crianças em idade pré-escolar sem se preocupar em conhecer e estudar a História da Arte.

 

PORQUE

 

A História da arte é um estudo muito vasto e complexo, dividido em vários períodos desde a pré-história até a idade Contemporânea em que vivemos hoje, nos quais se verificam as variadas formas de produção artística das inúmeras civilizações ao longo da história humana.


Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. 


Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Páginas: 12345678910
1112